Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Controle de gestão – o que é e para que serve?

Controle de gestão – o que é e para que serve?
Empreendedor Sou

Controle de gestão – o que é e para que serve?- Quando se fala de controle de gestão, estamos falando de métodos ou sistemas utilizados que visam garantir que a forma de agir e de decidir das pessoas dentro de uma empresa ou organização estejam alinhados com seus objetivos e estratégias. Podemos dizer que o objetivo do controle de gestão seja o de influenciar as pessoas, no sentido de leva-las a fazer aquilo que deve ser feito.

O requisito básico necessário para a implantação de um controle de gestão é a definição de objetivos e estratégia, podendo então ser aplicado em pequenas, médias e grandes empresas.

Saber onde estou e onde quero chegar, para então identificar as ações necessárias para traçar esse caminho.

As estratégias nos mostram como os os recursos da nossa empresa ou organização precisam ser planejados, para que os objetivos sejam atingidos, determinando então o sentido que a organização deve seguir.

Existem vários tipos de controles, mas vou dar foco aqui no Controle de Resultados, que tem como objetivo o resultado em si do trabalho realizado, além de ser o mais comum em todas as empresas. Ex.: planejamento e controle de orçamento.

Esse tipo de controle possui duas funções:

  1. Preventiva –faz com que as pessoas estejam atentas as consequências das suas ações;
  2. Informativa – uma vez que a medição dos resultados permite avaliar o desempenho da organização nas diversas áreas, torna visível à existência de problemas tanto na implementação da estratégia quanto na sua própria estratégia.

As seguintes etapas envolvem o controle de resultados:

  • Definição dos indicadores de desempenho. Esses podem ser tanto financeiros (resultado líquido), como não financeiros (grau de satisfação dos clientes). Aqui é importante ter atenção na definição de quais serão os critérios de medição do indicador: origem dos dados e periodicidade, por exemplo.
  • Definir metas para cada indicador;
  • Medir o resultado alcançado: REALIZADO x META;
  • Definir ações em detrimento da análise dos resultados.

É importante ter em mente que a os indicadores de desempenho devem refletir as estrategias da organização, para que possam ajudar na geração de decisões úteis para o seu negócio.

Deixo aqui algumas questões para reflexão:

  • Minha estratégia e objetivos estão definidos?
  • O que eu estou medindo hoje está congruente com a estratégia da minha empresa?
  • Minha equipe e parceiros sabem o que eu espero deles?

Carla Fernandes

Profissional com mais de 20 anos de experiência em empresas de serviços, tendo trabalhado no Brasil, em países da América Latina e em Portugal. Atua como consultora independente de pequenos e médios negócios, com experiência na elaboração e acompanhamento de orçamento, gestão de custos, melhoria operacional, estratégia de negócios e gestão de equipes de alta performance.

Graduada em Ciências Atuariais pela PUC-MG, com MBA em Finanças pela FGV, pós graduação em Compras e Abastecimento pela Porto Business School e mestranda em Gestão de Serviços pela Faculdade de Economia do Porto.

Tem paixão pelo conhecimento e compromisso com a busca de soluções que impactem positivamente nos resultados das empresas!

Hoje apresenta-nos o artigo Controle de gestão – o que é e para que serve?.


Outros Temas de Carla Fernandes
#1 Gestão empoderada de pequenos negócios
#2 Controle de gestão – o que é e para que serve?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com