Em ano eleitoral essa pergunta sempre volta ao debate, mas o objetivo desta publicação não tem a ver com a política. O objetivo é te dizer que a maioria dos negócios (inclusive os meus) não dão certo por 2 principais motivos:
- Falta de gestão ou recurso necessário;
- Falta de pesquisa, ou seja, saber quem é o público do seu produto ou serviço, onde estão, quantos são, quantos estão dispostos a pagar e como chegar neles. Estes são os famosos 4 P´s de Markeging: produto, preço, praça e promoção.
E para descobrir tudo isso, após ter uma ideia ou querer replicar um negócio, é preciso muita pesquisa. Principalmente quando se trata de internacionalizar uma marca, produto, serviço ou ideia é preciso que se tenha em mente e considerar por exemplo os principais critérios:
- Fatores demográficos: você deve saber que o Brasil, e qualquer cidade ou região é aproximadamente 20 vezes maior que Portugal e tem uma população mais velha;
- Fatores econômicos;
- Fatores socioculturais: este julgo ser o principal motivo de marcas não darem certo ou não quererem investir em um determinado lugar, pois gostos e hábitos vão determinar o consumo. Isso interfere até mesmo dentro do Brasil que tem um território continental e multicultural.
Então, quando visualizar a possibilidade de importar seja do Brasil ou de outros países um produto que pense ter grande potencial, pesquise e não busque apenas opiniões de família e amigos, que provavelmente não serão seus clientes. Grandes marcas mundialmente consolidadas como Domino´s, Taco Bells, Starbucks chegaram a pouco tempo em Portugal e mesmo assim com estratégias diferentes das originais.
Convido a todos a conhecer o portal do INE (instituto nacional de estatísticas de Portugal): https://www.ine.pt/. Lá pode consultar diversos dados e ver por exemplo que em 2020, tinham em Portugal aproximadamente 184 mil brasileiros legalizados (não conta os de dupla cidadania) no qual quase 50% estão concentrados na área metropolitana de Lisboa.
A pesquisa será a base do seu plano de negócios e quanto mais próximo do seu negócio for a pesquisa, melhor. Não é à toa que muitos começam seu empreendimento de uma forma e acabam por mudar totalmente antes ou durante a sua operação.
Pontos para refletir:
1- Você prefere usar o seu instinto ou dados?
2- A sua empresa tem um plano de negócios? E é baseado em pesquisas?
Pontos de reflexão:
Alan Barros
Alan Barros, 31 anos, em Portugal desde 2016, bacharel em comunicação social com ênfase em Marketing, empreendedor e consultor da área da restauração e comunicação. Hoje, apresenta-nos o texto #3 Você realmente se conhece?
Conheça a Gráfica São Mamede AQUI Conheça mais artigos no Blog Brasileiro AQUI Outros Temas de Alan Barros: #1 A única constante do Universo é a Mudança #2 Viver em Alta Performance #3 Você realmente se conhece? #4 Tem uma meta? Faça um SMART hoje mesmo #5 Você acredita em pesquisas? |
-
Programa Gana de Viver€250,00