A palavra mudança está no DNA da personalidade do imigrante brasileiro que abdicou do seu país, bem como da família, do trabalho, e praticamente de tudo o que ele não pôde levar em suas malas, que por alguma insatisfação resolveu mudar.
Segundo o SEF já são mais de 150 mil brasileiros (aumento de 43% entre 2018 e 2019) e embora não seja oficial é percetível que uma grande parte destes foram de empreendedores e investidores.
Em tempos de crise pandémica e econômica mundial, a mudança também foi inevitável, tanto no relacionamento social quanto nos hábitos de consumo, onde a internet tornou-se essencial e vilã para alguns empreendedores que estavam fora dela.
Bill Gates disse que: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.
É difícil de acreditar e até confesso que sou daqueles que ainda prefiro o negócio feito nos olhos e com o aperto de mão, mas goste ou não, o COVID veio acelerar essa mudança.
A mudança também está no DNA do empreendedor, que coloca no papel (pelo menos deveria, e a BrasileiroSou pode ajudá-lo) um plano de negócios com todos os processos desde a ideia, pesquisas e até o retorno do investimento a realizar.
Este plano deve ser sempre reavaliado principalmente em alterações de fatores externos (como o que estamos vivendo), e se for preciso, mudar para uma outra ideia em outro ramo.
Desde 2016 que vim para Portugal até março de 2020, eu e um sócio tivemos um restaurante que foi bem sucedido, mas acabamos por decidir vendê-lo, pois para nós não estava (e ainda não está) claro de como a crise afetaria o nosso segmento de nicho específico e não estávamos dispostos a refazer todo o conceito.
Então que depois de um período de descanso e autoconhecimento, mudei para o ramo da comunicação e mudei também meu estilo de vida tendo como gratificação a eliminação de 25kg.
Portanto meus amigos brasileiros, não tenham medo! Tenham calma, que com calma tudo se resolve. Continuem a caminhar e se for preciso descansem, façam no seu tempo ou procurem ajuda.
Pode não parecer, mas no final, tudo sempre dá certo.
A única constante do universo é a MUDANÇA (Heráclito de Éfeso)
Alan Barros
Alan Barros, 30 anos, em Portugal desde 2016, bacharel em comunicação social com ênfase em Marketing, empreendedor da área da restauração e comunicação.
Conheça a Gráfica São Mamede AQUI
Conheça mais artigos no Blog Brasileiro AQUI