Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

#2 Quer ter sucesso? Aprenda com seus erros!

#2 Quer ter sucesso? Aprenda com seus erros!
Compartilhar Experiência

#2 Quer ter sucesso? Aprenda com seus erros!

No artigo passado falei um pouco sobre a minha experiência como Empreendedor de uma loja de perfumes em Varginha, sul de Minas Gerais e ressaltei um tema importante e que não considerei, ao qual chamei de a “Cultura Local”.

Quero continuar me aprofundando nesse tema de “Cultura local” trazendo mais dois exemplos para vocês, um sobre treinamento de equipe e outro sobre privacidade

Vamos seguindo…

  1. Sobre Treinamento

Digo para terem MUITA ATENÇÃO EM RELAÇÃO À CAPACITAÇÃO DA EQUIPE QUE VAI TRABALHAR NO SEU NEGÓCIO.

  • Para capacitar sua equipe é preciso alinhar com os fornecedores se o treinamento pode ser realizado no próprio local e por eles
  • No meu caso os fornecedores não realizavam na minha loja, mas fariam gratuitamente desde que fosse em sua sede, no Rio de Janeiro
  • Como não éramos conhecidos na cidade e nossos funcionários(as) eram relativamente jovens e acatavam totalmente ao que os pais diziam, não foi possível trazê-los ao Rio para serem capacitados
  • Enfim, a capacitação foi realizada por nós (sócios) em Varginha.

Agora escrevendo eu me lembrei de uma frase do filósofo Mário Sérgio Cortella que diz: “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!

  • NÃO EXISTE PRIVACIDADE em cidade do interior

A cidade é uma grande rede social onde tudo se comenta, se sabe, ou acha que se sabe. Portanto deve-se ter cuidado com as suas ações e atitudes na cidade pois, pode afetar seu negócio.

Eu não tive problemas com isso, mas também não relaxava pois sabia que estava sendo vigiado o tempo todo

Contrato não é burocracia. Atenção e escreva tudo!

Na minha relação com fornecedores senti falta de ser mais detalhista em contratos. Veja o que me aconteceu:

  1. Para a elaboração da vitrine nos foi dito, mas não escrevemos em contrato, que teríamos o apoio deles, mas isto nunca ocorreu. Nós é que montávamos a vitrine do nosso jeito. Nem em datas importantes como o Natal pudemos contar com o suporte deles.
  2. A venda dos produtos para repor o estoque nunca era fácil pois, estavam vinculadas a combos que tínhamos com produtos que não tinham venda ou ficaríamos sem repor o estoque. Exemplo: os perfumes de 15ml eram os que tinham maior saída, porém, por razões de metas das equipes de vendas dos fornecedores e por razões da política de venda deles, não conseguíamos fazer compras dos perfumes de 15ml sem que fôssemos obrigados a comprar os de 50 e 100ml.

E perguntei-me várias vezes: por que não deixamos registrado em contrato tudo que nos disseram sobre estoques e vendas à época de nossos acordos iniciais?

No próximo artigo, continuarei a série sobre minha experiência como empreendedor, só que dessa vez numa cidade grande, capital e com uma franquia de roupas muito conhecida.

Espero que estejam gostando. Façam sugestões, critiquem, comentem.

É muito importante a sua opinião

“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill

Vamos juntos!

Luiz Eduardo Mendes

Brasileiro, carioca, nasci em 27/04/58 e para quem curte, sou do signo de Touro, com ascendente em Peixes e lua em Leão. Pais separados, Tecnólogo em Processamento de dados na PUC-RJ (1880), casado duas vezes, 3 filhos. Trabalhei em algumas empresas como funcionário e em outras como contratado, tais como, Souza Cruz, Shell, Embratel, Intelig, Caixa Econômica, Citibank, CEG, no Pan-americano no Rio em 2007 e na Oi. Sou Coach, Reikiano nível 2, cursos diversos voltados para meu autodesenvolvimento e para apoiar pessoas em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Artigo #1 APRENDIZADO EM TODAS AS EXPERIÊNCIAS

Siga-nos no facebook… AQUI!

Siga-nos no instagram… AQUI!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com