Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Planejando um novo ano

Planejando um novo ano
Empreendedor Sou

Planejando um novo ano – Quero iniciar esse texto trazendo alguns dados relacionados a importância das micro, pequenas e médias empresas para o mercado. Atualmente são, em vários países do mundo, a mais importante fonte de criação de emprego, inovação, dinamização dos negócios e de competências empresariais, e em Portugal esse cenário não é diferente. No ano de 2020, as microempresas em Portugal representavam 96,1% das PMEs, sendo responsáveis por 56,5% das pessoas em serviço, 31,3% do volume de negócios e 33,5% de valor acrescentado bruto. (Pordata, 2021).

As PMEs possuem um papel muito relevante na economia, tendo capacidade de atuar na transformação da sociedade, melhorar seu desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, contribuir para promover a qualidade de vida das pessoas.

Mas sabemos que nem tudo são flores, pois ao mesmo tempo que possuem uma relevância na economia, também enfrentam vários problemas, como:
– Aumento do custo das matérias-primas e de serviços
– Custos agravados com os aumentos da energia e dos combustíveis
– Acesso a recursos financeiros
– Melhoria da produtividade
– Atração e retenção de talentos
– Inovação

Diante dessas questões, faz-se mais necessário que as PMEs também definam estratégias para se manterem no mercado de forma sustentável. O que chama atenção é que normalmente, as estratégias desenvolvidas nas pequenas empresas são caracterizadas por visão de curto/médio prazo, onde a Gestão Estratégica não acontece de forma eficiente ou é inexistente, impactando na sua capacidade de gerar valor e possuir vantagem competitiva. Falo disso um pouco no artigo sobre Controlo de Gestão.

A chegada de um novo ano é uma oportunidade para parar e pensar no futuro do seu empreendimento com um olhar honesto, olhando para o que já foi feito, identificando não só os erros, mas também os acertos. É comum ficarmos martelando o que não deu certo e acabamos esquecendo do que correu bem. Outro ponto importante é o envolvimento da equipe, pois é ela que no dia a dia está diante dos problemas que impactam na sua entrega, além de normalmente contribuírem com soluções inovadoras.

Um olhar para cada área do negócio ajuda a compreender a contribuição de cada uma para o resultado, ao mesmo tempo em que as áreas se fortalecem contribuindo uma com as outras.

Existem várias metodologias no mercado para a construção do seu planejamento estratégico. Pesquise, busque informações, se necessário busque um facilitador e comece a colocar em prática.

E você, já pensou em dedicar um tempo para planejar esse novo ciclo que esta chegando para o seu negócio?

Carla Fernandes

Profissional com mais de 20 anos de experiência em empresas de serviços, tendo trabalhado no Brasil, em países da América Latina e em Portugal. Atua como consultora independente de pequenos e médios negócios, com experiência na elaboração e acompanhamento de orçamento, gestão de custos, melhoria operacional, estratégia de negócios e gestão de equipes de alta performance.

Graduada em Ciências Atuariais pela PUC-MG, com MBA em Finanças pela FGV, pós graduação em Compras e Abastecimento pela Porto Business School e mestranda em Gestão de Serviços pela Faculdade de Economia do Porto.

Tem paixão pelo conhecimento e compromisso com a busca de soluções que impactem positivamente nos resultados das empresas!

Hoje apresenta-nos o artigo Planejando um novo ano.


Outros Temas de Carla Fernandes
#1 Gestão empoderada de pequenos negócios
#2 Controle de gestão – o que é e para que serve?
#3 Planejando um novo ano

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com