A proposta deste espaço é compartilhar experiências sobre assuntos diversos profissionais e empresariais, tais como, empreendedorismo, carreira, liderança, mas também partilhar experiências de vida que às vezes ficam guardados em uma gaveta, com depressão, doença de Parkinson, síndrome do pânico, criação de filhos, espiritualidade, mudança para outras cidades ou até para outros países, e como isso tudo pode trazer de aprendizado para nós e para outros que nos ouvem.
No Blog BrasileiroSou Partilhando Experiências será o lugar onde compartilharei tudo o que experienciei nesta minha jornada de vida. Sempre que for útil convidarei outras pessoas para compartilhar suas experiências aqui conosco também.
Existem determinados momentos em nossas vidas que sentimos falta de um conselho amigo, de alguém que possa mostrar para nós o “caminho das pedras” para que possamos pensar e escolher o que devemos fazer.
E assim começamos a conversa neste artigo… falaremos de minha experiência como Empreendedor.
Empreender significa decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa). É parar de tentar e colocar-se em ação, por em execução, realizar, fazer. Uma forma de empreender é ser dono do próprio negócio.
Como empreendedor montei, com um primo, uma loja de perfumes em Varginha, interior de Minas Gerais. Essa experiência não foi bem sucedida, mas como disse no próprio título do artigo, podemos extrair aprendizado de todas as experiências, e posso partilhar agora com vocês.
Ações positivas antes de iniciar um empreendimento e recomendo que FAÇAM SEMPRE:
- Pesquisa de mercado e apoio – Levantamos todas as necessidades da região indo ao SEBRAE lá existente
- Mapeamento de fornecedores – Fomos até os fornecedores dos produtos
- Capacitação – Fizemos os treinamentos oferecidos pelos fornecedores
- Localização estratégica para o negócio – A loja ficava em um local central da cidade e chamava atenção
Ações desconsideradas antes de iniciar um empreendimento e recomendo que TENHAM MUITA ATENÇÃO:
- Estudar em detalhes a “cultura local” – não mapeamos a cultura da cidade
- Em cidades do interior a cultura é bem diferente de uma grande cidade e capital. Querem saber de quem você é filho, sobrinho, enfim, a que família você está ligado.
- As lojas fecham para o almoço.
- As lojas têm que manter a porta aberta, mesmo com ar condicionado, senão pensam que a loja está fechada (mesmo com o aviso de ar condicionado na porta). Perdi muita venda e cliente por isso
- Em sociedade, preveja cláusula de dissolução – foi uma má experiência vivida com meu primo quando decidimos encerrar as atividades
LIÇÕES APRENDIDAS
- Mapear detalhadamente a cultura local e avaliar necessidades de adaptação do negócio
- Os contratos com os fornecedores também devem considerar a cultura local e práticas habituais
- Atenção na elaboração de vitrines e combos de produtos
- Quando for abrir um negócio em sociedade, pense sempre no que deve ocorrer no fim dela, pois na abertura tudo é “lindo” e “maravilhoso”, entretanto no seu término é que nos damos conta de que deixamos de colocar itens, no capítulo da Dissolução que evitariam dores de cabeça, e às vezes, desavenças familiares e com amigos.
PARA VOCÊ PENSAR…
Sim, as escolhas e decisões sobre o que fazer estão em nossas mãos. A proposta aqui é passar a percepção sobre experiências reais que eu, e/ou pessoas convidadas, vivenciamos sobre diversos temas como, como falado anteriormente.
Quando a gente compartilha experiências, as chances de não cometermos erros aumentam e, com isto, evitamos perder tempo e dinheiro com decisões que possam atrapalhar a realização dos nossos sonhos.
Sonhe alto!
Vamos juntos!
Luiz Mendes
Luiz Eduardo Mendes
Brasileiro, carioca, nasci em 27/04/58 e para quem curte, sou do signo de Touro, com ascendente em Peixes e lua em Leão. Pais separados, Tecnólogo em Processamento de dados na PUC-RJ (1880), casado duas vezes, 3 filhos. Trabalhei em algumas empresas como funcionário e em outras como contratado, tais como, Souza Cruz, Shell, Embratel, Intelig, Caixa Econômica, Citibank, CEG, no Pan-americano no Rio em 2007 e na Oi. Sou Coach, Reikiano nível 2, cursos diversos voltados para meu autodesenvolvimento e para apoiar pessoas em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Siga-nos nas redes socias… AQUI!
Adorei sua atitude de dividir suas experiências no seu blog. Gostei muito da sua iniciativa. Vc sempre nos surpreendendo. Vai fundo e faça tudo com muita alegria e perseverança. Beijos
Muito orgulho de você!
Também temos muito orgulho, Juliana!
Continue acompanhando nosso trabalho no BrasileiroSou
OI minha querida e amada amiga/irmã. Obrigado pelo carinho e pela força. O blog é de uma outra amiga/irmã que está em Portugal e me convidou para escrever o artigo. Beijo no coração.
Show de bola, amigo querido!
Parabéns pela iniciativa!
Com certeza, você tem muito a contribuir…
Orgulho de você!
Pingback: #2 Quer ter sucesso? Aprenda com seus erros! - BrasileiroSou Blog