Empreender é antes de tudo ter atitude, ter iniciativa.
Há empreendedores natos, há empreendedores de tradição familiar, há empreendedores circunstanciais como os que se deparam desempregados, os que mudam de vida, fazem transição de carreira, de Pais, de Cidade, os que abrem novos empreendimentos após a aposentadoria, os que tem um chamado maior de mudar e melhorar o mundo.
Empreender é ser ousado, sair da zona de conforto sem medo, é acreditar, é ser auto -confiante.
Competências requeridas para o empreendedor.
A capacidade de conceber um negócio, idealizar produtos e serviços, implementar um empreendimento do zero ou transformá-lo, também coordenar todos os aspetos da gestão de um negócio, a energia de lidar com o novo, com o imprevisível, com os riscos.
Ter habilidade de encarar as adversidades com mente aberta à inovação, à flexibilidade de alternativas, à solução de problemas, compõem em linhas gerais as competências de um empreendedor.
Essas competências podem ser características de personalidade, forças, talentos, dons natos, mas podem também, e sempre devem, serem aprendidas, incorporadas, absorvidas através de estudo, de dedicação, de evolução continuada, senso de observação apurado e inspiração em exemplos de sucesso.
Empreendedor é um inconformado.
O tão famoso atualmente #lifelonglearning expressa, com profundidade de sentido, o que tem diferenciado os profissionais comuns dos que se destacam: -nunca se conforma com o que já se sabe, já se estudou, já se conhece.
Leandro Karnal, filósofo brasileiro, recentemente num evento da PUCRS (Rio Grande do Sul, Brasil), destacou a importância de se saber entender o que é básico em termos de conhecimento e o que mais pode sempre ser feito em termos de aprendizagem. E sempre há uma nova área de conhecimento a se aprofundar em estudos e leituras.
Warren Buffet, investidor e filantropo americano, que recentemente completou 90 anos, declarou que sempre gerenciou seu tempo para se dedicar as leituras e estudos. Segundo suas palavras: “Ler permite que você se mantenha informado e aumente o seu conhecimento.”
O diferencial do empreendedor brasileiro.
O empreendedor brasileiro tem um perfil que se diferencia dos demais empreendedores, tendo como principal característica a vontade de fazer algo maior acontecer e a se realizar profissionalmente com seu negócio. Seu empreendimento tem que envolver paixão e propósito, e com essa garra cria inspiração nas adversidades e aprende com os erros, exercitando plenamente a resiliência.
O brasileiro que decide empreender faz da vida o seu maior projeto, ousa, desbrava mares, rompe as barreiras territoriais e ousa investir em novas jornadas, partindo do zero e de novo, de novo, sempre com muita inspiração e energia.
Acompanhe a coluna periódica no Blog BrasileiroSou!
Por isso nessa coluna abordarei as diversas competências do empreendedor brasileiro, no Brasil e no Mundo, com toda a sua pluralidade, sua criatividade, sua coragem, e me expressando de forma evolutiva a cada matéria, procurando trazer um conteúdo provocativo, que instigue a sua mente à meditar na sua trajetória.
Atuarei com a visão de coach e mentora que sou, como executiva e líder, explorando muitos aspectos que tenho certeza ajudarão a projetar cada brasileiro empreendedor, no Brasil e em cada parte do Mundo, a um patamar mais elevado de autoconhecimento e de expansão de sua consciência.
Empreender é exalar liderança, em comportamentos, atitudes e conduta nos negócios e na vida.
Projete o Líder Empreendedor que há em você!
Vamos juntos nessa jornada, porque Brasileiro(a) Sou!
Com Carinho
Empreendedor Sou com Sandra Portugal