Imigrantes descontentes em protestos reclamam direitos e extinção imediata do SEF, em Portugal e querem que seja substituído por “um serviço público de qualidade”, que “trate os imigrantes em situação de igualdade”.
Esta manifestação foi denominada de “Basta da violência do SEF/Regularização Já!” e juntou representantes de cerca de 20 organizações de apoio ao imigrante e de defesa dos direitos humanos, no passado dia 16 de dezembro, em Lisboa.
Os imigrantes de vários países, nomeadamente do Brasil, assumiram que a desilusão é o principal sentimento que sentem quando chegam a Portugal, tendo em conta as situações de discriminação e de racismo a que estão sujeitos.
Nesta manifestação, SEF foi o principal alvo da revolta destes cidadãos que apresentaram relatos das injustiças que têm vivido no país, nomeadamente por não terem os documentos que o SEF demora a emitir.
Os manifestantes seguiram depois para a Assembleia da República, entoando vários dos slogans do protesto, nomeadamente: “Eu existo, com ou sem visto” e com cartazes com mensagens como : “documento para todos”, “autorização de residência para todos”.
Fonte da notícia “Imigrantes descontentes em protestos”:
– https://observador.pt/2022/12/17/imigrantes-desiludidos-com-portugal-reclamam-direitos-e-extincao-imediata-do-sef/
– https://www.rtp.pt/noticias/pais/mais-de-100-imigrantes-protestam-em-lisboa-contra-o-sef_n1454373