Liderança ao Acaso – Há líderes que são reconhecidos pelo talento nato para a liderança logo cedo em suas carreiras.
Sorte terem suas competências percebidas?
Sorte terem tido esse reconhecimento?
Alguns se tornam líderes por circunstâncias diversas e nem sempre têm as habilidades necessárias e precisam desenvolvê-las, atuar em seus pontos a evoluir para desempenharem com louvor a missão de liderar.
A máxima de um excelente técnico, especialista, pode vir a ser um líder medíocre, inexpressivo e ineficaz.
Muitos não conseguem ter paixão por liderar, sofrem e fazem seus times sofrerem e as empresas falharem em seus resultados.
Outros amargam a dor de precisar trocar de empresa, pois não tiveram seu potencial identificado, e percebem a alegria de iniciar em empresas que avaliaram esse talento!
Quanto custo em recolocação desnecessário para empresas que não trabalham os potenciais humanos que possuem em seus quadros!
Quem de nós não vivenciou isso ou conhece quem tenha passado por isso?
Quantos líderes potenciais passam suas carreiras inteiras em relativa obscuridade porque ninguém reconheceu sua capacidade de liderar e quantas empresas deixaram de reconhecer seus talentos?
São inúmeros os casos conhecidos de grandes líderes que ficaram no ostracismo.
Saiba que a GE(General Eletric) quase deixou Jack Welch escapar.
Ele estava trabalhando como engenheiro na divisão de plásticos da GE quando um superior reconheceu o potencial para a liderança e lhe atribuiu um trabalho que exigia que ele aprendesse sobre marketing.
Welch assumiu as rédeas da situação sem nunca olhar para trás.
Ele sabia que tinha talento e era absolutamente motivado para o sucesso.
Mas, por algum motivo ele não recebeu o cargo de liderança, efetivamente, então decidiu buscá-la em outra empresa.
Preparou sua carta de demissão e chegou a ter festa de despedida organizada para ele.
Mas um executivo de alto escalão da organização percebeu que a GE não tinha como se dar ao luxo de perder pessoas como Welch e convenceu o impaciente jovem executivo a permanecer na empresa e logo encontrou para ele o tipo de trabalho de que almejava e merecia.
Não é possível deixar a tarefa de encontrar líderes ao acaso, no casuísmo, dependente apenas das pessoas diretas ou em função de processos que criam a falsa confiança de que a empresa está desenvolvendo os líderes e os candidatos certos para as vagas certas, estimulando a meritocracia para a sucessão de que a empresa precisa.
Todas as empresas, grandes, médias ou pequenas empresas, tem talentos para a liderança.
Para desenvolver excelentes líderes em todos os níveis, as empresas precisam, primeiramente, descobrir como encontrá-los.
Como você identifica as lideranças na sua empresa?
Como sua empresa identifica o profissional certo para a posição correta e faz essa transição?
Os recursos internos e externos, candidatos às posições de lideranças assumem preparados para assumir o desafio de liderar pessoas, processos, tomar decisões, representar a equipe, a área e a empresa?
Como você, executivo ou empresário, identifica, seleciona e prepara o seu sucessor?
Ser Líder, como bem mencionou Abraham Lincolm é “ter a habilidade de desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.
Quais são os talentos extraordinários da sua empresa?
Não permita que a liderança fique ao acaso!
Inspirado no Livro: O Líder criador de Líderes
Autor: Ram Charan
Editora Campus/Elsevier
Sandra Portugal
Head da Projetando Pessoas há 11 anos, Empresa de prestação de serviços em coaching, mentoria de executivos e empresários, consultoria em gestão e empreendedorismo, eventos e palestras, com a missão de inspirar e desenvolver pessoas.
Minha missão de vida é Projetar Pessoas!
Editora do Portal de Conteúdos www.projetandopessoas.com.br
Matemática de formação, graduada pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão de Negócios (FAAP-SP) e Gestão Avançada APG – Amana Key.
38 anos de experiência em posições executivas em grandes empresas, respondendo por gestão de pessoas, governança de processos e projetos complexos, tendo atuado em projetos de Transformação Digital e inovação.
Sou Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante formada pelo INAP(Instituto de Neurociências Aplicada) com sólido portfólio de palestras realizado em eventos corporativos e workshops de liderança.
Certificada Positive Practioner & Trainer pelo Instituto Felicidade é Ciência, atuo com Positive Coaching e Formação de Lideranças Positivas, baseados na Ciência da Felicidade e na Psicologia Positiva.
Co-autora do Livro Liberte seu Poder, Editora Leader (2015), presença no Livro Undeterred (USA-2015) e autora de artigos periódicos em Portais de Negócios.
Hoje, apresenta-nos o texto Mudar dói
E Brasileira(o) sou!
Veja a Sandra Portugal em Projetando Pessoas Siga o Instagram Sandra Portugal Outros Temas da Sandra Portugal: #1 A Natureza do Empreendedor #2 Empreendedorismo no Feminino #3 O seu negócio é a primeira escolha na mente dos clientes? #4 2020 Será um anos para ser esquecido ou para ser lembrado? #5 Empreendedor, como está a sua visão de futuro? #6 Mais fortes do que nunca #7 A esperança é a última que morre? #8 Conexões Humanas #9 A Química da Liderança #10 Arte dos Relacionamentos #11 Você tem poder pessoal? #12 Você tem medo de quê? #13 Sucesso é Perene? #14 Mudar dói #15 Liderança ao Acaso |
Cuidadores Positivos: consciência, novas atitudes e comportamentos
O curso preparará cuidadores, sejam eles familiares ou profissionais, contribuindo para uma mudança social positiva, inclusão e florescimento desses cuidadores, a partir dos princípios da ética do cuidar e do respeito