Pedidos de cidadania portuguesa disparam- As solicitações de cidadania portuguesa dispararam nas últimas semanas, de acordo com dados do Governo: são cerca de 3 mil pedidos por dia. Para suportar esta procura, o Ministério da Justiça de Portugal abriu, esta segunda feira, dia 29 de agosto, 15 novos postos de atendimento para solicitação da cidadania portuguesa.
Os imigrantes brasileiros são os principais responsáveis pelo aumento da demanda. Além de ser a maior comunidade de imigrantes do país, muitos deles já estão no país, legalmente, há mais de 5 anos, ficando, assim, aptos para solicitar a cidadania portuguesa por tempo de residência.
Apesar do pedido não ser muito burocrático, a espera pela aprovação é longa. Neste momento, verifica-se um aumento generalizado de visitas aos balcões de Instituto de Registos e do Notário para solicitar a cidadania portuguesa por diferentes vias, o que sobrecarregou o serviço público.
Por esse motivo, o governo de Portugal anunciou a criação de 15 novos postos de atendimento em Lisboa e no Porto com horários de funcionamento alargados do dia 29 até dia 31 de agosto, sendo 10 deles de atendimento rápido. O atendimento é por ordem de chegada e controlado por senha.
Veja onde conseguir atendimento:
– Conservatória de Registos Centrais de Lisboa
– Conservatória de Registo Civil de Lisboa
– Arquivo Central do Porto
A criação dos balcões de atendimento rápido será, preferencialmente, para atender advogados e escritórios especializados em imigração que cuidam dos processos de diversos brasileiros que estão no Brasil e também em Portugal. Nesses postos, os profissionais poderão entregar os pedidos de cidadania portuguesa de forma idêntica ao envio postal.
As marcações realizadas previamente não serão alteradas.
A medida foi planejada para atuar até o dia de hoje, 31 de agosto, no entanto, depois desta data, será avaliado o impacto que esta medida teve e se haverá a necessidade de manutenção do esforço extra.
Fonte da notícia: “Pedidos de cidadania portuguesa disparam”.