Em apenas uma semana, mais de 55 mil cidadãos estrangeiros (de países de fora da União Europeia) fizeram o cadastro na plataforma do Instituto de Emprego e Formação Profissional, para trabalhar em Portugal. O número foi divulgado na passada sexta-feira pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.
A quantidade de candidatos brasileiros representa 16% dos 55 mil estrangeiros cadastrados no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que equivale a mais de 8,8 mil brasileiros.
O cadastro na plataforma de emprego é um dos passos obrigatórios para a solicitação do visto de procura de trabalho. Em média, a procura representa 7 mil inscritos por dia. O objetivo do governo português é preencher o déficit de 50 mil profissionais no setor do turismo.
Já a etapa específica de aplicação para os novos vistos de trabalho começou no último final de semana para quem reside no Brasil, com abertura dos pedidos no site da VFS Global, que detém o serviço de concessão dos documentos.
Pelas regras do visto de procura de trabalho, para que os imigrantes sejam autorizados a continuar a morar em Portugal após o fim do período de visto, é preciso que firmem um contrato de trabalho. No entanto, não será aceite a modalidade de prestação de serviço através do trabalho autónomo.
Primeiros imigrantes com novos vistos devem chegar a partir de janeiro
Segundo a VFS Global, o tempo médio de apreciação dos aplicantes do visto de procura de trabalho no Brasil é de 60 dias. Ao chegarem a Portugal, os estrangeiros terão o prazo máximo de 180 dias para serem contratados formalmente. Caso contrário, serão obrigados a deixar o país.
Já os detentores do visto que conseguirem a formalização do contrato, terão um agendamento marcado no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para receber a Autorização de Residência (AR), válida inicialmente por dois anos.
Fontes da notícia “Mais de 55 mil inscritos para novo visto de trabalho”:
https://agoraeuropa.com/portugal/site-para-futuros-candidatos-a-visto-de-trabalho-em-portugal-tem-55-mil-inscritos-em-uma-semana/
https://oglobo.globo.com/blogs/portugal-giro/post/2022/11/milhares-de-brasileiros-fazem-cadastro-para-trabalhar-em-portugal-com-novo-visto.ghtml