De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental é um direito humano fundamental!
É “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com os momentos estressantes da vida, desenvolver todas as suas habilidades, aprender e trabalhar bem e contribuir para a melhoria de sua comunidade”.
Ter saúde mental é ter as capacidades individuais e coletivas para tomar decisões, estabelecer relações e moldar o mundo.
Estamos falando do equilíbrio “corpo-mente-espírito”, tão essencial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico.
Ainda segundo a OMS, as condições que alteram a saúde mental incluem transtornos e deficiências psicossociais, bem como outros estados mentais associados a um alto grau de sofrimento, incapacidade funcional ou risco de comportamento auto-lesivo.
Estamos vivendo em todo o mundo, em especial no Brasil e também em Portugal, índices alarmantes de pessoas com diagnósticos de depressão, sofrimentos emocionais, ” burn-out”, ideação suicidada e auto-mutilação, em todas as idades.
Em Portugal, estatísticas apontam que 24,3% da população acima de 16 anos reportou ter sentido um efeito negativo da pandemia COVID-19 sobre a saúde mental em 2022, sendo as mulheres mais atingidas do que os homens. Isso para os casos de pessoas que pediram ajuda e tiveram seus problemas diagnosticados.
Portugal é estatisticamente apurado como o terceiro país mais estressado da Europa (pesquisa Eachnight) e as causas, dentre outras, são:
– taxa elevada de divórcios (58,7 de divórcios para cada 100 casamentos);
– desemprego (Portugal apresenta uma das mais baixas taxas de emprego do continente europeu, com 56,1% da população empregada);
– “burn-out”, estado de elevada tensão emocional e stresse devido a condições de trabalho desgastantes (STADA Health Report 2022);
Como identificar que nossa saúde mental e emocional está requerendo cuidados:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dor de cabeça frequente;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Negatividade constante;
- Sentimentos de derrota e desesperança;
- Sentimentos de incompetência;
- Alterações repentinas de humor;
- Isolamento;
- Fadiga;
- Pressão alta;
- Dores musculares;
- Problemas gastrointestinais;
- Alteração nos batimentos cardíacos.
Estamos no mês de setembro, em Campanha do Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, que ressalta em 2023 a importância de se pedir ajuda!
E nós que somos seres empáticos, atentos ao bem-estar do outro, devemos observar as pessoas ao nosso redor, nossos familiares, filhos, pais, amigos, colegas de trabalho e pessoas que nos cercam, percebendo os sinais silenciosos e as alterações de comportamento e incentivar que as pessoas em sofrimento peçam ajuda!
Precisamos acolher sem julgar, oferecer o nosso melhor sorriso, nosso ombro e acima de tudo nosso ouvido com uma escuta atenta que permita à essas pessoas um ambiente seguro e confiável para estimular que as dores sejam compartilhadas e as ajudas e tratamentos sejam estimulados ou providenciados.
E como é possível ajudar as pessoas em sofrimento?
No ambiente empresarial ter uma cultura inclusiva, um olhar atento aos casos de afastamento e seus motivos, acompanhar a pesquisa de clima das áreas, as avaliações de desempenho, identificar focos de toxidade e acima de tudo ter a liderança capacitada para promover ambientes de trabalho de bem-estar, colaborativo e sempre visando os melhores resultados. Empresas que cuidam das suas pessoas potencializam suas entregas, reduzem seus custos com licenças médicas e absenteísmo, e têm sua marca associada ao social e ao humano.
Na vida, na sociedade, na família que comportamentos e atitudes podemos estimular para cuidar das pessoas em depressão e sofrimento emocional, além da atenção e do acolhimento, indicação de tratamentos psíquicos e psicológicos, ajuda com atividades de socialização, tais como:
- Estar próximo e disponível, fazendo companhia às pessoas em sofrimento;
- Proporcionar atividades de lazer com amigos e familiares, especialmente ao ar livre e em contato com a natureza;
- Promover novos hábitos, que fujam à rotina diária;
- Evitar pessoas “negativas“, aproximar de pessoas positivas e com boas energias;
- Conversar promovendo confiança para expressar sentimentos, sem julgamento e menosvalia;
- Criar hábitos de atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc;
- Ter um animal de estimação, promovendo carinho e companhia;
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas, cigarros ou outras drogas;
- Não estimular automedicação nem uso de remédios sem prescrição médica;
- Ouvir boa música;
- Estimular desenvolvimento hábitos artísticos;
- Buscar a expressão dos sentimentos através da escrita;
- Descansar adequadamente, se possível com boa noite de sono (pelo menos 8h diárias).
É fundamental zelar pelo equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas, avaliar prioridades e saber dar um tempo no que te faz mal e pedir ajuda.
E você, como está cuidando das suas pessoas próximas que estão em sofrimento?
E como está zelando por sua saúde mental?
Sandra Portugal
Head da Projetando Pessoas há 11 anos, Empresa de prestação de serviços em coaching, mentoria de executivos e empresários, consultoria em gestão e empreendedorismo, eventos e palestras, com a missão de inspirar e desenvolver pessoas.
Minha missão de vida é Projetar Pessoas!
Editora do Portal de Conteúdos www.projetandopessoas.com.br
Matemática de formação, graduada pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão de Negócios (FAAP-SP) e Gestão Avançada APG – Amana Key.
38 anos de experiência em posições executivas em grandes empresas, respondendo por gestão de pessoas, governança de processos e projetos complexos, tendo atuado em projetos de Transformação Digital e inovação.
Sou Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante formada pelo INAP(Instituto de Neurociências Aplicada) com sólido portfólio de palestras realizado em eventos corporativos e workshops de liderança.
Certificada Positive Practioner & Trainer pelo Instituto Felicidade é Ciência, atuo com Positive Coaching e Formação de Lideranças Positivas, baseados na Ciência da Felicidade e na Psicologia Positiva.
Co-autora do Livro Liberte seu Poder, Editora Leader (2015), presença no Livro Undeterred (USA-2015) e autora de artigos periódicos em Portais de Negócios.
Hoje, apresenta-nos o texto Sobrevivência.
E Brasileira(o) sou!
Veja a Sandra Portugal em Projetando Pessoas Siga o Instagram Sandra Portugal Subscreva o novo Canal do Youtube da Projetando Pessoas, onde Sandra nos fala sobre Resiliência Outros Temas da Sandra Portugal: #1 A Natureza do Empreendedor #2 Empreendedorismo no Feminino #3 O seu negócio é a primeira escolha na mente dos clientes? #4 2020 Será um anos para ser esquecido ou para ser lembrado? #5 Empreendedor, como está a sua visão de futuro? #6 Mais fortes do que nunca #7 A esperança é a última que morre? #8 Conexões Humanas #9 A Química da Liderança #10 Arte dos Relacionamentos #11 Você tem poder pessoal? #12 Você tem medo de quê? #13 Sucesso é Perene? #14 Mudar dói #15 Liderança ao Acaso #16 Estimulando o Bem-estar #17 Conflito #18 Sobrevivência #19 Saúde Mental, como está a sua? |
Cuidadores Positivos: consciência, novas atitudes e comportamentos
O curso preparará cuidadores, sejam eles familiares ou profissionais, contribuindo para uma mudança social positiva, inclusão e florescimento desses cuidadores, a partir dos princípios da ética do cuidar e do respeito
Parabéns Amiga, por estar participando ativamente dessa campanha.
Usei bastante a camisa amarelo da campanha e continuarei usando.
????????????????
Ótimas dicas! As pessoas precisam se cuidar mais, de fato! Parabéns pela escolha do tema.
Parabéns,,, continuarei a usar a camisa da campanha. ????????????
Parabéns Sandra Portugal! Tema extremamente importante e que deve ser cada vez mais discutido amplamente pra que cada vez mais pessoas se sintam confortáveis e encorajadas a pedir ajuda…. Visto que muitas vezes as pessoas estão sofrendo horrivelmente e os que estão ao redor sequer percebem.
Que essa matéria tenha grande abrangência e possa ajudar e salvar muitas pessoas. ????????