ORIENTADO PARA MIGRANTES – PARTE II
Como prometemos no texto anterior, neste novo ensaio apresentaremos mais detalhes sobre a importância da metodologia de Microcrédito para o desenvolvimento e redução das disparidades econômicas locais. A metodologia é por isso aplicada prioritariamente em regiões em que são expressivos os contingentes populacionais de baixo poder aquisitivo, e que por conseguinte apresentam maiores taxas de empreendedorismo por necessidade, conforme atestam as edições anuais do Monitor Global do Empreendedorismo (GEM).
A inserção da metodologia teve reconhecimento internacional nos trabalhos do economista bengali, vencedor do Prémio Nobel, Muhammad Yunus, como um sistema inovador de concessão de crédito.
O processo consiste em aumentar as condições dos empreendedores com baixo poderio econômico para que possam ter acesso aos dispositivos tradicionais de concessão de crédito. Os resultados dos experimentos de Yunus propiciaram a replicação da metodologia em várias regiões economicamente deprimidas, impactando positivamente as dinâmicas locais, e retirando muitas pessoas dos níveis de pobreza, e em consequência reduzindo disparidades intra e inter-regionais.
O processo, caracterizado pela interação e compromisso de empreendedores, e pelos reduzidos aportes de crédito, não tem tanta repercussão nos países mais desenvolvidos, mas a intensificação do fenômeno da migração tem provocado a formação de bolsões de pobreza junto às metrópoles. Essas constatações, e em especial o sucesso do processo no Brasil, nos permitiu sugerir a criação de um Programa de Microcrédito para Integração de Migrantes.
O viés integrativo do programa proposto visa avançar o escopo além de grupos de uma só nacionalidade, intensificando a formação de grupos interculturais, e consequentemente, o desenvolvimento local integrado.
Laércio de Matos Ferreira
Laércio de Matos Ferreira, sócio-fundador da Associação Portuando, é investigador, em nível de pós-doutoramento, na área de Inovação Territorial junto à Universidade de Aveiro. Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Gestão pela Universidade Estadual do Ceará. É mentor associado à BrasileiroSou, além da Rede MentAll, da Universidade de Aveiro.
Célia Matos – Co-autora
Graduada em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Pessoas, trabalhou durante 38 no Banco do Nordeste (banco público com missão de desenvolvimento da região do Nordeste brasileiro).
Com experiência em gestão de pessoas, contratos públicos, governança e Microcrédito, atualmente é proprietária da empresa Docendo Discimus, com atuação na formação de profissionais e consultoria em processos de compras de produtos e serviços com o setor público.
Veja quem é Laércio de Matos Ferreira Segue a Associação Portuando Outros Temas de Laércio de Matos Ferreira: #1 Todo empreendedor é inovador? #2 No novo paradigma digital os professores serão também mentores de negócios? #3 Afinal, nós falamos brasileiro ou português do Brasil? #4 A importância da informação no processo negocial #5 As relações de poder na negociação #6 Um dia sem brasileiros em Portugal #7 De hipopótamos a protozoários #8 Reflexões sobre a criação de um programa de microcrédito orientado para imigrantes #9 Reflexões sobre a criação de um programa de microcrédito orientado para imigrantes II |
-
Programa Gana de Viver€250,00