A história do desenvolvimento das civilizações guarda relação direta com as migrações, que geraram interações envolvendo diferentes culturas e tradições. O intercâmbio sociocultural é latente para o desenvolvimento interpessoal, mesmo em grupos nômades, ou seja, que não se fixavam em algum local, porque o próprio fato de serem grupos já evidenciava a existência de identificação entre os integrantes.
As pessoas e os grupos sociais são, desta maneira, resultantes de interações sociais, históricas e culturais. Pode-se facilmente estabelecer, portanto, uma relação direta entre a interculturalidade e o próprio processo evolutivo. Um exemplo latente é o avanço tecnológico em que vive nossa sociedade a partir da disseminação da informação por redes locais, que interconectadas geraram a Internet. Embora a proximidade física ainda seja o principal fator de interconexões, não há dúvidas de que a proximidade cognitiva, impulsionada pela Internet, elevou sobremaneira o potencial de geração de novos produtos, serviços, metodologias e estruturas sociais.
No contexto do desenvolvimento local, em que a proximidade geográfica é um forte fator de atração, a formatação de parcerias – formais ou informais – com afinidade de propósitos, como cooperativismo e associativismo, são instrumentos importantes para a geração de ganhos sistêmicos.
Na contramão do liberalismo econômico, característico da promoção do empreendedorismo inovador gerador de unicórnios, o associativismo com alinhamento de propósitos caracteriza-se pela primazia do bem-estar coletivo.
Voltando ao debate sobre migrações, é compreensível que indivíduos migrantes busquem dinâmicas locais que lhes proporcionem expectativa de melhoria nas condições de vida. No entanto, há momentos nas migrações em que se saturam as ocupações nas dinâmicas locais. Nessas situações, os imigrantes excedentes costumam ocupar sítios periféricos, sobretudo nas metrópoles, o que leva à formação de bolsões de pobreza.
No Nordeste do Brasil, região que concentra metade da população brasileira que se encontra abaixo da linha de pobreza absoluta, as diversidades locais entre ricos e pobres são evidenciadas. Atesta a afirmação o fato de que na Região Nordeste estão os maiores valores do Coeficiente de Gini, que mede a distância econômica entre maiores e menores rendas per capita.
Um importante instrumentos para redução das disparidades, por meio do aquecimento do empreendedorismo local, lançado no Nordeste do Brasil nas últimas décadas, foi o chamado Microcrédito Orientado. A metodologia do programa determina a concessão de pequenos créditos a grupos de quatro empreendedores, para impulsionar negócios locais.
Como normalmente ocorre em nossos ensaios, o sucesso do processo no Brasil nos permitiu sugerir a criação de um Programa de Microcrédito para Integração de Migrantes. O viés integrativo do programa proposto visa avançar o escopo além de grupos de uma só nacionalidade, intensificando a formação de grupos interculturais, e consequentemente, o desenvolvimento local integrado.
Em um próximo texto, voltaremos a discutir o assunto, abordando detalhes do processo.
Laércio de Matos Ferreira
Laércio de Matos Ferreira, sócio-fundador da Associação Portuando, é investigador, em nível de pós-doutoramento, na área de Inovação Territorial junto à Universidade de Aveiro. Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Gestão pela Universidade Estadual do Ceará. É mentor associado à BrasileiroSou, além da Rede MentAll, da Universidade de Aveiro.
Veja quem é Laércio de Matos Ferreira Segue a Associação Portuando Outros Temas de Laércio de Matos Ferreira: #1 Todo empreendedor é inovador? #2 No novo paradigma digital os professores serão também mentores de negócios? #3 Afinal, nós falamos brasileiro ou português do Brasil? #4 A importância da informação no processo negocial #5 As relações de poder na negociação #6 Um dia sem brasileiros em Portugal #7 De hipopótamos a protozoários #8 Reflexões sobre a criação de um programa de microcrédito orientado para imigrantes |
-
Programa Gana de Viver€250,00