Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Medindo o resultado do seu negócio

Medindo o resultado do seu negócio
Empreendedor Sou

Medindo o resultado do seu negócio – Começamos aqui com a famosa frase de William Edwards Deming, estatístico, consultor, professor e conferencista norte-americano que expõe uma verdade aplicável a qualquer situação:

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Medir os resultados é fundamental para qualquer tipo de negócio, independente do tamanho ou segmento. Para tanto, o responsável pelo gerenciamento desses indicadores deve conhecer as variáveis a serem identificadas e medidas, com vistas a realizar de forma precisa quais causas e efeitos estão a contribuir para os resultados atingidos.

Todos as metas precisam ter condições de serem medidas. Para isso é muito comum o uso da metodologia SMART, que possibilita definir uma meta de maneira inteligente. Abaixo de forma resumida os 5 critérios que uma meta/objetivo deve ter:

  • S – Específica – resultado a ser alcançado de forma direta: Aumentar o volume de vendas em 10%.
  • M – Mensurável – ter condições de acompanhar o seu progresso
  • A – Atingível – estabelecer algo viável
  • R – Relevante – para o negócio e equipe
  • T – Temporal – prazo para alcance

Mas como saber exatamente o que devemos medir?
Normalmente os indicadores financeiros, como taxa de lucratividade, volume de vendas e margem de contribuição, são os mais utilizados. Mas apenas indicadores financeiros não são suficientes para medir a performance de um negócio. É importante também definir indicadores de qualidade e operacionais relacionados ao planejamento estratégico realizado. Abaixo alguns exemplos:

  • Em uma empresa que possui como valor Tempo de Atendimento, deve encontrar uma forma de medir o tempo de atendimento de cada cliente.
  • Já em uma empresa que possui um grande volume de itens estocados, medir a taxa de acuracidade do estoque na sua contagem para medir performance operacional e diminuir perdas.

O importante aqui é buscar identificar os indicadores que juntos te ajudam a avaliar a performance de todas as áreas do negócio e que estão ligados ao valor que quer gerar ao cliente e mercado, lembrando sempre de uma premissa: O ótimo é inimigo do bom. Melhor medir três indicadores de forma eficiente, do que definir um monte e não medir. Além disso, analisar os resultados, identificar as causas, buscando tomar as melhores decisões.

Uma dica de ouro: Identificar as causas dos resultados, sejam eles bons ou ruins e trabalhar em cima deles.

Podemos observar que um dos maiores dificultadores para a medição dos indicadores são as informações necessárias (base de dados). Muitas vezes a meta é definida, mas não se define a forma de medição (como) e como as variáveis necessárias estão disponíveis. Ficar atento a isso e colocar a mão na massa.
No meu último artigo chamado Planejando um novo ano, abordei a importância de investir no planejamento do seu negócio para o ano novo que se iniciava. Se você fez esse exercício, mas não está medindo os resultados, porque não começar agora? Acredito que possa se surpreender com os efeitos dessa ferramenta de gestão.


Outros Temas de Carla Fernandes
#1 Gestão empoderada de pequenos negócios
#2 Controle de gestão – o que é e para que serve?
#3 Planejando um novo ano
#4 Medindo o resultado do seu negócio

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com