Início: 24/09/2022
6:00 pm
Término:
25/09/2022
5:00 pm
Local do Evento
Jardim da Cordoaria, Porto
A artista visual Rafael Bqueer nasceu em Belém do Pará, no Brasil. Ativista LGBTQI+, ela investiga na sua obra o impacto do colonialismo e da globalização por meio de ícones da cultura de massa recontextualizando as complexidades sociais, raciais e políticas do Brasil. O seu trabalho artístico desdobra-se em múltiplas plataformas como fotografia, vídeo e performance.
Rafael Bqueer vai-se estrear em Portugal dentro da programação do MIMO Festival dedicada ao Projeto Casa Comum Amazónia. Apresentará a performance “De corpo presente – Manifesto pela Amazónia”, onde usa o corpo-presença como manifesto por uma descolonização das artes e da história oficial do Brasil. Por meio da sua voz e do uso de um megafone, irá performar um texto que aborda as feridas coloniais do Brasil, questionar a invasão portuguesa e denunciar as violências sofridas pelos povos da Amazônia. Durante a ação, a artista irá transitar pelo espaço público, levantar questionamentos visuais e cénicos aos monumentos presentes, contextualizado um pouco do atual debate contra monumentos coloniais em território brasileiro.
A obra de Bqueer é atravessada pelas suas experiências com os desfiles das escolas de samba, a arte drag e a cultura de massa das periferias. Questiona os símbolos eurocêntricos de poder e a ausência de narrativas afro-brasileiras e LGBTQIA+ no ensino artístico. A artista assinou exposições em galerias nova-iorquinas e suas criações estão presentes em importantes coleções de museus como o de Arte do Rio, Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Estado do Pará.
As suas performances acontecem nos Jardins da Cordoaria. Dia 24 de setembro, às 18h e dia 25 de setembro, às 16h. Ela também participará do Fórum de Ideias Casa Comum Amazónia.
A não perder!
Taxas & Ingressos
Entrada livre
Livre