Qual é a batalha que vale a pena lutar?
Qual é a guerra que você quer ganhar?
Vale entrar em “guerra”?
Quem ganha e, quem perde, com os conflitos nas relações empresariais?
Gestão de conflitos é um dos temas que mais está na pauta das empresas no momento.
Tenho sido bastante requisitada pela palestrar sobre Conflitos, sobre conversas poderosas, sobre a arte de fazer perguntas, de moderar debates e gerar ambientes corporativos de colaboração.
Muitos executivos, empresários e líderes buscam por mentoria para troca de experiências e avaliação de casos reais aonde uma relação de conflito se torne uma conversa ganha-ganha.
Da grande corporação ao pequeno empreendimento saber se relacionar, se conectar com as pessoas, negociar e se posicionar, tem estado intrinsecamente ligado aos momentos de conflito, aos debates, ao calor das discussões e especialmente ao saber apresentar suas ideias, ter colocações firmes sem perder a razão, a educação, a classe, a gentileza e chegar ao importante e necessário resultado, sem gerar desconforto e stress .
No âmbito empresarial é de extrema relevância analisar a cultura organizacional, os valores que estão sendo praticados, a ética e o que se estimula em termos de conflitos ou de colaboração, além da clareza de comunicação do que é esperado em termos de postura dos executivos e dos profissionais.
Estamos falando de clima organizacional e saúde emocional dentro das empresas em prol das estratégias e dos resultados a serem conquistados.
No âmbito individual pessoal e profissional estamos falando de autocontrole, de inteligência emocional, de autoconhecimento e de conhecimento do ambiente e dos interlocutores.
Saber respeitar o local, o momento, o público, entendendo a hora certa de insistir, de firmar posição, equilibrando a hora de falar, o tempo certo de ouvir, saber fazer as perguntas corretas para que as respostas despontem no ar naturalmente, sem impor opinião ou decisão.
E acima de tudo saber parar.
A arte de mediar é sábia.
O equilíbrio e o bom-senso se destacam nos profissionais maduros e que conseguem gerar clima colaborativo, de distanciamento do ego, de consideração de diferentes pontos de vista, de entendimento da cultura vigente, dos protocolos de comunicação e acima de tudo do jogo de poder existente no ambiente de debate e de conflito.
Portanto, para estar melhor preparado para situações de conflito, reflita sobre:
- A qualidade das suas relações;
- Sua habilidade de identificar soluções ganha-ganha;
- Sua capacidade de sair da disputa e entrar na colaboração;
- Ser paz na ”guerra”, iluminando caminhos com soluções criativas e assertivas, gerando ambientes emocionalmente positivos, colaborativos, engajados em prol da construção de resultados, precisa ser o objetivo de cada liderança.
Sandra Portugal
Head da Projetando Pessoas há 11 anos, Empresa de prestação de serviços em coaching, mentoria de executivos e empresários, consultoria em gestão e empreendedorismo, eventos e palestras, com a missão de inspirar e desenvolver pessoas.
Minha missão de vida é Projetar Pessoas!
Editora do Portal de Conteúdos www.projetandopessoas.com.br
Matemática de formação, graduada pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão de Negócios (FAAP-SP) e Gestão Avançada APG – Amana Key.
38 anos de experiência em posições executivas em grandes empresas, respondendo por gestão de pessoas, governança de processos e projetos complexos, tendo atuado em projetos de Transformação Digital e inovação.
Sou Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante formada pelo INAP(Instituto de Neurociências Aplicada) com sólido portfólio de palestras realizado em eventos corporativos e workshops de liderança.
Certificada Positive Practioner & Trainer pelo Instituto Felicidade é Ciência, atuo com Positive Coaching e Formação de Lideranças Positivas, baseados na Ciência da Felicidade e na Psicologia Positiva.
Co-autora do Livro Liberte seu Poder, Editora Leader (2015), presença no Livro Undeterred (USA-2015) e autora de artigos periódicos em Portais de Negócios.
Hoje, apresenta-nos o texto Mudar dói
E Brasileira(o) sou!
Veja a Sandra Portugal em Projetando Pessoas Siga o Instagram Sandra Portugal Outros Temas da Sandra Portugal: #1 A Natureza do Empreendedor #2 Empreendedorismo no Feminino #3 O seu negócio é a primeira escolha na mente dos clientes? #4 2020 Será um anos para ser esquecido ou para ser lembrado? #5 Empreendedor, como está a sua visão de futuro? #6 Mais fortes do que nunca #7 A esperança é a última que morre? #8 Conexões Humanas #9 A Química da Liderança #10 Arte dos Relacionamentos #11 Você tem poder pessoal? #12 Você tem medo de quê? #13 Sucesso é Perene? #14 Mudar dói #15 Liderança ao Acaso #16 Estimulando o Bem-estar #17 Conflito |

Cuidadores Positivos: consciência, novas atitudes e comportamentos
O curso preparará cuidadores, sejam eles familiares ou profissionais, contribuindo para uma mudança social positiva, inclusão e florescimento desses cuidadores, a partir dos princípios da ética do cuidar e do respeito