No mês passado, falamos sobre a importância de vir morar em Portugal de forma legal e sobre as razões que trazem muitos estrangeiros para o país. Falamos também de três opções de visto muito utilizadas para viabilizar essa mudança e eu prometi que voltaria com outras opções… aqui estou!
Hoje eu trago mais três alternativas para você que está doido(a) para vir morar em Portugal, mas não sabe como fazer isso.
Vamos lá
Visto de Trabalho
Portugal é um país que vinha crescendo de forma pujante, muito estimulado pelo turismo na região e pela chegada de um novo perfil de imigrantes, que aqueceram o mercado de construção civil, de comércio e de prestação de serviços. Tudo isso gerou uma imensa demanda por pessoas para ocuparem os mais variados postos de trabalho.
A crise do COVID e os problemas dela advindos frearam esse crescimento e trouxeram uma série de problemas, mas o governo português tem investido em medidas de recuperação económica e há expectativas de que haja retomada desse crescimento.
Assim, há oportunidades no mercado de trabalho, especialmente para profissionais com habilidades específicas e maior nível de qualificação.
Então, se você que está fora de Portugal participar e for aprovado em um processo seletivo para uma empresa portuguesa poderá vir para cá com o visto de trabalho, desde que sejam cumpridos os requisitos previstos na legislação vigente.
Não é tão fácil conseguir isso, mas uma boa rede de contatos e relacionamentos adequados no LinkedIn e em plataformas semelhantes podem ser um caminho para alcançar essa oportunidade. Atualize seu currículo, invista no inglês (sim, aqui tem gente do mundo todo e é bem importante falar inglês) e procure oportunidades em Portugal.
Visto para Religiosos
Portugal tem uma modalidade de visto voltada para membros de congregações religiosas que queiram desenvolver suas atividades em Portugal. Nesse caso, o interessado deve demonstrar que pretende vir para Portugal com o objetivo de desenvolver funções religiosas para determinada igreja ou congregação.
Nesse caso o requerente deve comprovar:
- Convite ou aceitação da instituição religiosa portuguesa para o exercício da atividade.
- Declaração da ordem religiosa portuguesa
- Registo da Ordem religiosa portuguesa
- Documento de responsabilidade financeira (pela igreja portuguesa ou pela igreja brasileira).
Há outros documentos que devem ser apresentados, mas é uma modalidade de visto relativamente simples, que permite o exercício de atividade de cunho religioso no país, de forma legal e com acesso aos serviços públicos e demais direitos de residente.
Start Up Visa
Esse visto é muito interessante, especialmente para empreendedores com boas ideias, mas ainda com poucos recursos para implementá-las, pois, nesse caso, é exigido um plano de negócios bem mais simples, que vai ser melhorado ao longo do período em que o empreendedor fizer parte do programa Star Up Visa, se ele for aprovado.
Uma vez aprovado e inserido no programa, o empreendedor pode aplicar o visto e, se cumprir a apresentação dos documentos exigidos, recebe a autorização de residência.
Nesse programa, o empreendedora terá apoio técnico de mentores e formadores, participará de cursos, de palestras, de rodadas de negócios e de acompanhamentos diversos e terá o seu projeto apresentado para possíveis investidores, com o apoio de incubadoras de negócios.
Essa é uma alternativa ao visto de empreendedor, apresentado no texto do mês passado, por ser mais indicado a empreendedores com negócios menos maduros.
Se quiser saber mais a respeito, assista essa live: https://www.instagram.com/tv/CjTodsWIl2c/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
E aí? Alguma dessas modalidades serve para você? Deixe seu comentário aqui!
Sobre a autora:
Karla Braga é brasileira, ex-bancária, advogada, professora e mora em Portugal desde junho de 2019. É fundadora da Entre Euros e Reais e presta serviços de consultoria e mentoria na área financeira, além de cursos e palestras nas áreas financeira e jurídica. A autora escreve textos sobre a vida em Portugal e sobre planejamento financeiro para mudar de país. E hoje, apresenta-nos o texto “Caminhos para morar legalmente em Portugal”.
Veja a Karla Braga em Entre Euros e Reais Siga o Instagram Entre Euros e Reais Outros temas de Karla Braga: #1 – Como planejar mudança para Portugal #2 – Quanto custa a vida em Portugal? #3- Quero começar a investir, mas… Por onde começar? #4 – A importância de registar a sua marca #5- Formalização de negócios em Portugal #6- Caminhos para morar legalmente em Portugal #7- Caminhos para morar legalmente em Portugal – Parte 2 |