E ESSA TAL EMPATIA?
Se perguntarmos a alguns CEO´s presidentes de uma empresa, qual a sua prioridade e eles dizem, com toda pompa, minha prioridade é o meu cliente. Eles não falam com um único cliente a 15 anos. Não há no planeta um CEO responsável pelo cliente. Eles são responsáveis pelas pessoas que são responsáveis pela pessoas que são responsáveis pelo cliente.
Falta de habilidades de liderança prejudica os funcionários e compromete resultados. Se o gestor não conseguir desenvolver habilidades adequadas de liderança, a empresa pode passar por aumento na rotatividade e adoecimento dos funcionários, além de baixa de produtividade. Voltemos ao exemplo dos pais:
Você não pode contratar e demitir seus filhos, se há um problema com eles não dizemos: “olha, você tem que melhorar na escola ou será colocado para adoção.”
No trabalho quando alguém tem problemas no desempenho o nosso instinto de sobrevivência quer jogar a culpa no outro e demitir a pessoa não praticamos a empatia veja os exemplos abaixo:
A. SEM EMPATIA
a. Alguém entra no seu escritório e diz que suas metas caíram pelo terceiro trimestre consecutivo e que você precisa bater seus números pois, caso contrário não posso garantir seu futuro. Quão inspirada você acha que esta pessoa que esta pessoa vai trabalhar no dia seguinte?
B. COM EMPATIA
a. Alguém entra no seu escritório e diz que suas metas caíram pelo terceiro trimestre consecutivo e que você precisa bater seus números, e aqui entra a empatia e você ouve ou fala “Você está bem? estou preocupado com você”, ou “O que e está acontecendo? Posso ajudá-lo?”
Isto é empatia, estar preocupado verdadeiramente pela pessoa, não só pelos resultados.
DEMISSÕES EM MASSA
Empresa usando a vida de alguém para equilibrar os relatórios de resultados. Isto é horrível não só para as pessoas como para as empresas pois elas falam em construir confiança e cooperação e anunciam suas demissões. Você sabe qual a forma mais rápida de destruir a confiança e a cooperação de um negócio em 1 dia? Demitir pessoas, todo mundo fica assustado. Esqueçam as pessoas que perderam seus empregos e pensem nas que continuaram, neste momento a mensagem que a empresa passa é:
Isto aqui não é uma meritocracia. Não nos importamos o quão duro você trabalha ou a quanto tempo você trabalha aqui Se não atingirmos nossos números não podemos garantir os empregos.
Resumo, chegamos todos os dias no trabalho com medo e receio e pedimos as gerações mais jovens que trabalhem nestes ambientes “mentirosos”.
Continua…
Luiz Eduardo Mendes
Brasileiro, carioca, nasci em 27/04/58 e para quem curte, sou do signo de Touro, com ascendente em Peixes e lua em Leão. Pais separados, Tecnólogo em Processamento de dados na PUC-RJ (1880), casado duas vezes, 3 filhos. Trabalhei em algumas empresas como funcionário e em outras como contratado, tais como, Souza Cruz, Shell, Embratel, Intelig, Caixa Econômica, Citibank, CEG, no Pan-americano no Rio em 2007 e na Oi. Sou Coach, Reikiano nível 2, cursos diversos voltados para meu autodesenvolvimento e para apoiar pessoas em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Outros Temas de Luiz Eduardo Mendes:
#1 Aprendizado em todas as experiências
#2 Quer ter sucesso? Aprenda com seus erros!
#3 Por onde anda esta tal liderança?
#4 Por onde anda esta tal liderança? 2/3