O custo de vida em Portugal vai variar de acordo com a cidade escolhida (costuma ser mais barato viver um pouco mais afastado dos grandes centros), com o tamanho da sua família e com o seu estilo de vida. Isso varia muito de acordo com o perfil da sua família, mas vamos listar aqui alguns pontos que você deve levar em consideração.
SAÚDE. De modo geral, os gastos com saúde vão cair muito. A saúde pública em Portugal é de qualidade e os valores cobrados (ela é pública, mas não é 100% gratuita) são muito baixos. O serviço público de saúde é referência no tratamento de câncer, presta apoio para pequenas enfermidades via atendimento telefônico, trabalha com saúde preventiva por meio de médicos de família, entre outras vantagens. Se você optar por contratar um plano privado, ainda assim os custos serão inferiores aos praticados no Brasil.
EDUCAÇÃO. O ensino público tem bons resultados de desempenho e tem sido a aposta da maior parte dos imigrantes que chegam ao país. A rede é ampla, com escolas bem espalhadas nas cidades, e há critérios de distribuição dos estudantes de acordo com a proximidade da residência ou do trabalho dos pais. Os livros (que chamamos aqui de manuais) também são gratuitos. Os pais têm despesas apenas com os demais materiais escolares e com as refeições, se não tiverem direito ao auxílio do governo para custear essa despesa (esse auxílio é chamado de escalão).
Se ainda assim você optar por matricular as crianças em instituições privadas de ensino, há oferta de vagas com os mais variados valores, de acordo com o tempo de permanência diária na escola, com o tipo de escola (tradicional, bilíngue, internacional), com as atividades extras contratadas etc.
MORADIA. Os custos de moradia variam de acordo com a localização. Morar nos grandes centros costuma ter um custo mais elevado do que nas regiões mais afastadas. É importante destacar que o sistema de transporte público é eficaz, então a opção de morar um pouco mais afastado, pagando mais barato, pode ser uma boa alternativa, desde que a região tenha bom acesso ao transporte público.
É importante que você reserve recursos para a contratação do arrendamento. Normalmente, os senhorios exigem o pagamento de 3 meses antecipadamente (que são descontados no fim do contrato), além de um mês de caução (para salvaguardá-los de eventuais danos que você deixe no imóvel). Por isso, é importante vir com uma reserva para esses gastos.
Se a opção for por comprar um imóvel, é importante ter uma boa reserva para a entrada. O percentual exigido de entrada varia de acordo com o banco, com sua renda mensal, se sua renda é toda de Portugal ou parte do Brasil, se você é cidadão ou não, com sua idade etc. Contudo, o percentual exigido de entrada costuma ficar entre 10% e 30%. Reserve o dinheiro para a entrada e para os impostos e para as despesas de registro (que aqui se chama registo, em o “r”). E se o dinheiro estiver vindo do Brasil, considere o câmbio!
Você pode ter uma boa noção dos custos de compra ou arrendamento acessando sites especializados em imóveis e pesquisando a região onde pretende morar.
ALIMENTAÇÃO. Despesas com alimentação variam com o estilo de vida e com as preferências de cada família. Por isso, eu sempre sugiro que você acesse as principais redes de supermercados aqui de Portugal e simule uma compra. Assim, você vai ter uma ideia mais precisa de quanto vai gastar em alimentação por aqui.
Já posso me mudar?
Planeje-se! Se você planejar bem direitinho, as chances de ter uma vida equilibrada e de qualidade aqui são enormes. Se ainda não tem recursos para viabilizar essa mudança, faça um planejamento financeiro para economizar o valor necessário ou avalie a possibilidade de se desfazer de algum bem.
Sobre a autora:
Karla Braga é brasileira, ex-bancária, advogada, professora e mora em Portugal desde junho de 2019. É fundadora da Entre Euros e Reais e presta serviços de consultoria e mentoria na área financeira, além de cursos e palestras nas áreas financeira e jurídica. A autora escreve textos sobre a vida em Portugal e sobre planejamento financeiro para mudar de país.
Veja a Karla Braga em Entre Euros e Reais Siga o Instagram Entre Euros e Reais Outros temas de Karla Braga: #1 – Como planejar mudança para Portugal |
Gestão Financeira de Negócios
Gestão financeira de negócios: a definição adequada de preços de produtos e de serviços – Curso para iniciantes
Boa Noite a Todos em #portugal moro no Brasil e tenho o sonho de ir morar com minha Família em Portugal mais Precisamente em Viseu Gostaria de alguma informação em Relações a Moradia Estudo para meus filhos e Emprego alguém poderia me ajudar nessas Dúvidas que tenho
O custo de moradia depende muito do tipo de imóvel em que você quer morar. Vale lembrar que você deve olhar a certificação energética do imóvel e se ele tem aquecimento. No meu Youtube, canal Entre Euros e Reais, eu tenho alguns vídeos falando da vida em Portugal. No meu Instagram (@entreeurosereais) eu publiquei recentemente uma live sobre Educação em Portugal. Lá você vai ter muitas informações sobre essas questões dos seus filhos. Lá também tem uma live sobre mercado de trabalho. Vou publicar aqui no Brasileiro Sou outros textos sobre a vida em Portugal. Continue acompanhando para não perder.